Página Inicial » Desvendando Mitos » Como a Shariah Islâmica vê os ataques terroristas em Igrejas?

Como a Shariah Islâmica vê os ataques terroristas em Igrejas?

As questões que nos foram enviadas são as seguintes:

– Qual a providência a ser tomada quando igrejas ou locais de culto são atacadas, derrubadas ou bombardeadas?

– Qual é a regra se esses ataques ocorrem enquanto os adoradores estão dentro das igrejas ou locais de culto?

– É verdade que não há aliança de proteção [dhimma] entre muçulmanos e cristãos como algumas pessoas afirmam?        

Liberdade de Consciência

O islamismo é a religião da convivência; seus princípios não reconhecem a compulsão na religião nem toleram a violência. Com base nisso, não obriga pessoas de outras religiões a se converter, mas reconhecem a liberdade de consciência uma escolha voluntária.

Prova do Alcorão

Existem muitos versos no Alcorão que atestam a liberdade de fé. Por exemplo::

“Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro.” Al-Baqarah: 256

“Dize-lhes: A verdade emana do vosso Senhor; assim, pois, que creia quem desejar, e descreia quem quiser.”  Al-Kahf, 29

“ Vós tendes a vossa religião e eu tenho a minha.” Al-Kafirun, 6

Protegendo os Locais de Culto de Não-Muçulmanos

Uma vez que o Islã reconhece a liberdade de fé, permite que os não-muçulmanos, que vivem em países muçulmanos, pratiquem livremente seus ritos religiosos dentro de seus locais de culto. Como tal, garante a segurança de seus lugares de culto e lhes concede proteção especial, proibindo todas as formas de agressão contra eles.

Protegendo os Não-Muçulmanos, Um dos Objetivos da Jihad

De acordo com o Alcorão, a razão pela qual Deus O Todo-Poderoso, colocou os muçulmanos na terra e os ordenou, com a jihad, eliminar a opressão, combater a agressão, proteger os locais de culto contra a destruição e garantir a segurança dos adoradores. Deus disse: “Nosso Senhor é Deus! E se Deus não tivesse refreado os instintos malignos de uns em relação aos outros, teriam sido destruídos mosteiros, igrejas, sinagogas e mesquitas, onde o nome de Deus é freqüentemente celebrado. Sabei que Deus secundará quem O secundar, em Sua causa, porque é Forte, Poderosíssimo. São aqueles que, quando os estabelecemos na terra, observam a oração, pagam o zakat, recomendam o bem e proíbem o ilícito. E em Deus repousa o destino de todos os assuntos.” Al-Hajj: 40-41

Comentando este versículo, Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ambos) disse: “Os mosteiros são as moradas dos monges, as sinagogas, os locais de culto dos judeus, as igrejas, os lugares de culto dos cristãos e as mesquitas, são lugares de adoração dos muçulmanos” [Recordado por ‘Abd Ibn Hamid e por Ibn Abu Hatim em seu Tafsir].

Muqatil Ibn Sulaiman disse em seu Tafsir: “Os [seguidores] de todas essas religiões comemoram Deus em abundância dentro de seus lugares de culto. Portanto, Deus O Altíssimo exorta os muçulmanos a defendê-los [contra a agressão]”. [1]

Imam al-Qurtubi disse em seu Tafsir (vol.12, p.70): “Este versículo significa que, se Deus, o Todo-Poderoso não tivesse ordenado que os profetas e os crentes lutassem contra os inimigos, os politeístas teriam prevalecido e destruído os lugares de culto estabelecidos por pessoas de diferentes religiões. Ele, portanto, protegeu esses lugares prescrevendo combates [contra ataques], permitindo que as pessoas se dedicassem a adorar. A Jihad existia em comunidades anteriores e, por meio dela, estabeleceram-se leis divinas e atos de culto. É como se Ele tivesse dito: “Chame [as pessoas] para a jihad, que os crentes lutem”. Deus reforçou ainda mais esse significado por Suas palavras: Deus não fiscalizou um conjunto de pessoas por meio de outro …

As palavras acima demonstram que sem jjhad, a verdade teria sido extinta de cada nação. Então, quem quer que seja, dos cristãos ou dos Sabeus que negue a jihad, contradiz sua própria doutrina, uma vez que a luta foi prescrita para que cada comunidade proteja sua religião. Ibn Khuwayz Mandad disse que este versículo proíbe derrubar igrejas e sinagogas dos dhimmis bem como Templos Zoroastrianos “. [2]

A Sunnah profética reconhece a liberdade de fé e garante a segurança dos lugares de culto. Em uma carta dirigida ao bispo do povo de Al-Harith Ibn Ka’b e aos bispos, clérigos, adeptos e sacerdotes de Najran, o Mensageiro de Allah escreveu “Eles têm direito a tudo o que estiver em sua posse, sendo grande ou pequeno, incluindo suas sinagogas, igrejas, mosteiros, bem como a proteção de Deus e Seu Mensageiro. Nenhum bispo pode ser removido de seu bispado, nenhum sacerdote pode ser negado o seu sacerdócio e nenhum clérigo pode ser negado o seu ministério. Nada de seus direitos pode ser violado ou abolido, nem sua autoridade e nenhum dos seus status serão violados, desde que sejam sinceros em conselhos e aceitem suas obrigações sem injustiça “. [3]

Bondade para com os Não-Muçulmanos

O Islã vai ainda mais longe e ordena que seus seguidores sejam justos, misericordiosos e gentis com os não-muçulmanos.

Allah, Todo-Poderoso, diz: “Deus nada vos proíbe, quanto àquelas que não nos combateram pela causa da religião e não vos expulsaram dos vossos lares, nem que lideis com eles com gentileza e eqüidade, porque Deus aprecia os eqüitativos.” (Al-Mumtahana: 8)

Ao longo de sua gloriosa história e civilização imaculada e através de seus modos nobres e tolerantes, muçulmanos de entre os Predecessores e Sucessores [Salaf e Khalaf], desde a idade dos califas guiados corretamente, seguiram esta liminar, capturando o coração das pessoas antes de conquistar suas terras. Exemplos incluem:

‘Umar Ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele)

Durante o seu califado, o líder dos crentes, ‘Umar Ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele), escreveu uma carta aos habitantes cristãos de Jerusalém, concedendo-lhes liberdade de fé e salvaguardando suas pessoas e igrejas. Ele escreveu: “Em nome de Deus, o Misericordioso, o Misericordiador. Esta é a garantia da segurança concedida ao povo de Aelia pelo escravo de Deus e líder dos crentes” Umar. Ele, por este meio, garante a segurança de seu povo e de suas propriedades, suas igrejas e cruzes, seus doentes e saudáveis ​​e todos os adeptos de sua fé. Suas igrejas não podem ser tomadas nem destruídas [pelos muçulmanos], nem as igrejas e seus domínios, suas cruzes e propriedades devem ser invadidas ou parcialmente apreendido. O povo não pode ser forçado a abandonar sua religião, nem pode ser prejudicado de forma alguma. O conteúdo desta carta está sob a aliança de Allah, Seu Mensageiro, os califas e os crentes se [o povo de Aelia] pagar o imposto de acordo com suas obrigações. Isto é testemunhado por Khalid Ibn al-Walid, ‘Amr Ibn al-‘As, Abd ar-Rahman Ibn’ Awf e Mu’awiya Ibn Abu Sufyan e executados no ano 15 AH “[4]

‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) escreveu uma carta semelhante aos habitantes de Lod, que incluiu: “Em nome de Deus, o Altíssimo, o Misericordioso. Esta é a garantia da segurança concedida pelo escravo de Deus e líder dos crentes, ‘Umar, para o povo de Lod e os associados do povo da Palestina. Ele, por meio deste, garante a segurança de seu povo e de seus bens, suas igrejas e cruzes, seus doentes e seus adeptos saudáveis ​​e todos de sua fé. Suas igrejas não podem ser habitadas [tomadas] nem destruídas [pelos muçulmanos], nem as igrejas, seus domínios, suas cruzes ou seus bens podem ser invadidas. As pessoas não podem ser forçadas a abandonar sua religião, ou qualquer um deles será prejudicado “. [5]

Quando ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) entrou em Jerusalém, o tempo de oração foi anunciado enquanto ele estava dentro de uma igreja. Desejando realizar orações, solicitou ao bispo um lugar para orar e este permitiu que ele rezasse dentro da igreja. Umar então recusou e, em vez disso, rezou sozinho nos degraus da entrada da igreja. Depois de terminar sua oração, ele disse ao bispo: “Se eu rezar dentro da igreja, os muçulmanos podem um dia usar esse ato como desculpa para tirar a igreja de vòs, dizendo:” Umar rezou aqui “. [6]

Comentários de Orientalistas Sobre Este Incidente

Os orientalistas relataram esses incidentes com grande admiração em seus trabalhos. Esses incluem:

– O orientalista francês, Emile Dermenghen, que escreveu em “La Vie de Mohamet” ou A vida de Muhammad. “O Alcorão e a Sunnah estão repletos de injunções (ordem precisa e formal) sobre a tolerância. Os primeiros conquistadores muçulmanos aderiram com precisão a esses ensinamentos em todas as suas conquistas. Quando ‘Umar conquistou Jerusalém, ele pediu aos muçulmanos que não perturbassem os cristãos ou suas igrejas e, quando o bispo da igreja da Ressurreição o convidou para rezar dentro, Umar recusou, temendo que os muçulmanos pudessem um dia fazer disso um pretexto para tomar a igreja dos Cristãos “.

– B. Smith relatou a mesma opinião em seu livro Muhammad e Muhammadanismo. [7]

Promessa de Proteção aos Locais de Culto

Em seu livro Futuh Al-Buldan, Al-Blazri relatou muitos incidentes relatando como os Companheiros (que Allah esteja satisfeito com eles) prometeram salvaguardar os locais de culto nos países que conquistaram. Estes incluem :

– Khaled Ibn al-Walid (que Deus esteja satisfeito com ele).

Escreveu uma carta aos cristãos de Damasco concedendo-lhes segurança às suas igrejas. [8]

– Sharhabil Ibn Hassana (que Deus esteja satisfeito com ele).

Ele concedeu ao povo de Tabariya segurança particular e para suas igrejas. [9]

– Abu ‘Ubaidah’ Amir Ibn al-Jarrah (que Deus esteja satisfeito com ele).

Respondeu ao pedido dos cristãos de Baalak e escreveu uma carta que lhes confia segurança para si e suas igrejas. [10] Ele fez o mesmo com os cristãos de Hims e Halab. [11]

– ‘Iyad Ibn Ghanm (que Deus esteja satisfeito com ele).

Escreveu uma carta ao povo de Ar-Riqqa, garantindo-lhes segurança própria e para suas igrejas. [12]

– Durante o califado de ‘Uthman Ibn’ Affan (que Allah esteja satisfeito com ele), o conquistador Habib Ibn Maslama (que Allah esteja satisfeito com ele) escreveu uma carta que prometia salvaguardar todos os cristãos, Judeus, o Mago de Dabil (uma cidade na Armênia), suas propriedades, igrejas e sinagogas. [13]

– Ubay Ibn ‘Abdullah an-Nakh’i narrou que eles receberam uma carta de’ Umar Ibn ‘Abdul-Aziz, que incluiu o seguinte: “Não destrua uma sinagoga, uma igreja ou templo de adoradores de fogo, desde que tenham se reconciliado e acordado com os muçulmanos “[Registrado por Ibn Abu Shayba em Al-Musanaf e Abu ‘Ubaid Ibn Sallam em seu livro Al-Amwal, p.123]. [14]

– “Atta (que Deus tenha piedade dele) foi questionado se é permitido demolir igrejas e ele respondeu:” Não derrube as igrejas, exceto se foram construídas dentro de al-Haram [Recinto Sagrado da Mecca] “[Registrado por Ibn Abu Shaiba em Al-Musannaf].

Quando algum muçulmano violava esses acordos, os Califas renunciavam suas ações e devolviam os direitos aos seus donos. Um desses incidentes foi relatado por “Ali Ibn Abu Hammla, que disse: “Os cristãos de Damasco impetraram um processo contra nós, antes de ‘Umar Ibn’ Abdul-Aziz, sobre o direito a uma igreja que um dos governantes muçulmanos havia dado ao povo de Nasr. “Umar Ibn ‘Abdul-Aziz, que era o califa atual, tirou-a dos muçulmanos e devolveu-a aos cristãos” [Relatado por Abu’ Ubaid al-Qasim Ibn Sallam em seu livro al-Amwal, p.201] .

Atacando Lugares de Culto – Uma Prática Estranha à Lei Islâmica

É evidente que atacar as igrejas, seja demolindo, bombardeando, assassinando ou aterrorizando os adoradores, pertence aos assuntos proibidos e que não fazem parte dos ensinamentos tolerantes da lei islâmica. Sendo assim, isso é considerado uma agressão contra a proteção concedida por Deus e Seu Mensageiro aos não-muçulmanos e o agressor se sujeita à adversidade com o Profeta no Dia do Juízo. Sawfan Ibn Sulaim narrou através de uma série de filhos dos Companheiros [30 narradores de acordo com a versão de Ibn Zangawiyah e al-Baiqqi] que narraram diretamente de seus pais, que o Profeta disse: “Qualquer um que seja injusto com aquele que se firmou um pacto, faça o carregar mais do que ele possa suportar ou ainda tirar algo a força, eu serei seu adversário no dia do juízo “[Narrações de Abu Dawud em seu Sunan, Ibn Zangawiyah em Al-Amwal e al-Baihaqi em As-Sunan Al-Kubra]. Ibn Zangawiyah e al-Baiqqi acrescentaram que o Profeta apontou o peito com o dedo e disse: “Quem mata um dhimmi que está sob a proteção de Deus e Seu Mensageiro, Deus proibirá a fragrância do Paraíso por ele, e saiba que sua fragrância é percebida a uma distância de setenta anos”. Em seu livro Sharh At-Tabsira wa At-Tazkira (p.191), o estudioso hadith, al-‘Iraqi disse: “Este hadith foi narrado através de uma boa cadeia de transmissão, embora os nomes de alguns transmissores foram omitidos. Um grande número de filhos dos Companheiros e a atribuição atingiu o grau de tawatur, ou seja, a multiplicidade das cadeias de transmissão que conduzem à certeza”.

Quanto às declarações mencionadas nos textos islâmicos clássicos sobre a destruição de igrejas, elas foram relacionadas, principalmente, a certas circunstâncias históricas e sociais. Não é apropriado sobrepô-los à lei islâmica porque as evidências legais explícitas, de toda a história islâmica, da civilização dos muçulmanos e da existência de igrejas e templos em países muçulmanos, tanto do passado como do presente, atestam o respeito e a proteção dos lugares de culto pelo Islã, ao contrário de qualquer outra religião ou civilização.

É digno mencionar que as decisões estabelecidas pelo governante levantem desentendimentos. Isso significa que se um governante muçulmano, na sua qualidade de líder de seu povo, opte por seguir a opinião de uma certa escola de jurisprudência que, em sua opinião, alcança os interesses de seu povo e da segurança social, incumbe aos seus sujeitos Obedeça-o. Caso contrário, é considerado desviado da autoridade e da coesão, resultando em corrupção, prejudicando os interesses do país e do povo.

O Ataque, a Cristãos e igrejas, Viola a Aliança da Cidadania.

Atacar cristãos e igrejas no Egito ou em outros países muçulmanos é considerado uma violação do pacto de cidadania. Os cristãos são cidadãos e, portanto, têm direito ao direito à cidadania, uma vez que concordaram com uma convivência pacífica e segura com os muçulmanos em uma única terra natal. Portanto, atacá-los, prejudicá-los ou aterrorizá-los, derramando seu sangue ou derrubando suas igrejas, viola essa aliança e a proteção concedida pelos muçulmanos. Qualquer ataque desse tipo é proibido pelos textos primários que exorta os muçulmanos a cumprir seus pactos de acordo com as palavras de Deus Todo-Poderoso, que diz: Ó fiéis, cumpra com as vossas obrigações. [Al-Ma’idah: 1].

Evidências da Sunnah

– Abdullah Ibn ‘Amr Ibn al-‘As (que Deus seja compartilhado com ambos) narrou que o Profeta disse: “Quem possui todos os quatro sinais de hipocrisia é um hipócrita manifesto, e quem possui um deles, possui um elemento de hipocrisia até que ceda. Quando é lhe depositada confiança, ele trai, quando ele fala, mente, quando ele faz uma promessa, ele a quebra, e quando ele debate, se comporta impudicamente (falta de pudor).” [Gravações de Bukhari em seu Sahih ].

– “Amr Ibn al-Hamik al-Khuza’i narrou que o Profeta disse:” Aquele em que a vida de outro lhe é confiada e ele o mata, levará uma bandeira [para marcar] sua deslealdade no Dia do Juízo”. [Gravado por Ibn Majah]. Na versão de Al-Baiqqi e al-Tayalsi em seu Musnad, o hadith diz: “Se um homem mata aquele em que a vida lhe foi confiada, eu não tenho nada a ver com ele, mesmo que o homem assassinado seja um incrédulo “.

– “Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta disse: “A proteção concedida pelo menor número de muçulmanos, para um não-muçulmano, equivale a toda a comunidade e quem violar isso, fica sujeito a maldição de Deus, dos anjos e todo o povo. Deus não aceitará nenhuma das suas ações, seja obrigatória ou voluntária” [Bukhari].

– É evidente que tais ações destrutivas resultam em decepções, assassinam e prejudicam civis. Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta disse: “Um crente não deve matar o outro traiçoeiramente. A fé é um impedimento para tal assassinato” [Gravações de Abu Dawud e de Al-Hakim em seu Mustadrak]. Ibn al-Athir escreveu em An-Nihaya: “Matar traiçoeiramente é pegar os outros de surpresa, depois de lhes dar segurança, e então os mata”. Este hadith significa que a fé impede que uma pessoa traia depois de lhes conferir segurança, da mesma forma que um castigo dificulta a liberdade de movimento. A injunção (ordem precisa e formal) do Profeta é uma declaração proposicional e, portanto, é uma proibição, pois o ato implica uma decepção ou uma proibição explícita.

Uma Recomendação Profética

A mãe dos crentes, Um Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela) narrou que, antes de sua morte, o Mensageiro de Deus disse: “Não negligencie Deus, esteja atento a Deus em relação aos coptas do Egito. Vocês os vencerão, e eles se juntarão a vós e os apoiará na causa de Deus “[Gravado por Al-Tabari em Al-Mu’jam Al-Kabir. Al-Haithami, o estudioso hadith, declarou-o autêntico]. O Mensageiro de Deus também disse: “Seja gentil com os coptas do Egito, eles irão somar forças e os ajudará a vencer seus inimigos pela vontade de Deus” [Gravações de Abu ‘Yala em seu Musnad e de Ibn Hibban em seu Sahih . O estudioso hadith, Al-Haithami, declarou-o autêntico].

Musa Ibn Jubair relatou através de alguns dos Sheikhs de Medina que ‘Umar Ibn al-Khattab (que Deus esteja satisfeito com ele) escreveu uma carta de aconselhamento à Amr Ibn al-‘As (que Allah esteja satisfeito com ele) que era o governante de Egito naquele momento. Ele escreveu: “Ó ‘Amr! Saiba que Deus vê você e está atento às suas ações, como Ele diz em Seu nobre livro: “…E designa-nos imames dos devotos.” [Al-Furqan: 74], ou seja, você deve ser um Um bom exemplo a seguir. Lembre-se de que há pessoas de dhimma sob seu domínio e que o Mensageiro de Deus recomendou os coptas aos muçulmanos em suas palavras: “Seja gentil com as coptas do Egito, pois são pessoas de dhimma e parentesco”. O parentesco ao qual o Profeta se refere é o de Hajar, a mãe do Profeta Isma’il, que era egípcia. O Profeta também disse: “Aquele que comete injustiça para com aquele o qual se firmou aliança, ou o sobrecarrega com mais do que ele pode suportar, eu serei seu adversário no dia do juízo “. O ‘Amr! Cuide-se para não tornar o Mensageiro de Deus seu adversário no Dia do Juízo, se você fizer isso, ele certamente será” [Gravado por Ibn Sa’d em Al-Tabaqat Al-Kubra e por al-Muttaqi al-Hindi em Kanz al-‘Ummal (vol.5, p.760)].[15]

Um Atestado Histórico

Quem contempla os acontecimentos históricos, perceberá a veracidade das palavras do Profeta em relação ao seu atestado aos coptas do Egito, que acolheram seus conquistadores muçulmanos e coexistiram com eles em paz e segurança em uma pátria. Assim, o Egito testemunhou o exemplo mais bem sucedido e profundo de coexistência e cooperação entre pessoas de diferentes religiões em uma comunidade que a história já conheceu.

Violando uma Exigência Legal

O ato destrutivo de demolir mesquitas e lugares de culto e ameaçar suas congregações, viola a ordem legal de preservar as cinco coisas acordadas por todas as religiões: a religião, o indivíduo, o intelecto, a honra e a propriedade. Estes representam os cinco objetivos da lei islâmica. É evidente que as ações mencionadas na questão violam alguns desses objetivos, entre os quais estão a preservação do indivíduo. Isso ocorre, porque a pessoa assassinada é um indivíduo inocente, o qual é pego de surpresa. É proibido atacá-lo, pois Deus honra a vida e nos ordena a preservá-la. Ele diz: Por isso, prescrevemos aos israelitas que quem matar uma pessoa, sem que esta tenha cometido homicídio ou semeado a corrupção na terra, será considerado como se tivesse assassinado toda a humanidade. [Al-Ma`ida: 32]

Ramificações

Tais ataques bárbaros provocam aparente prejuízo ao distorcer a verdadeira imagem do Islã e dá crédito à crença errônea de que o Islã é uma religião sangrenta, enquanto os inimigos do Islã tentam se propagar em todo o mundo. Isso, por si só, prepara o caminho para que os inimigos ajam de modo que nos surpreenda e interfira indevidamente nos nossos assuntos internos.

Bloqueando os Caminhos que Levam ao Mal

Deus, o Todo-Poderoso, ordenou aos muçulmanos que bloqueassem os meios que levavam a insultar Deus, Todo-Poderoso:

“Não injurieis o que invocam, em vez de Deus, a menos que eles, em sua ignorância, injuriem iniquamente Deus. Assim, abrilhantamos as ações de cada povo; logo, seu retorno será a seu Senhor, que os inteirará de tudo quanto tiverem feito.” [Al-`Anm: 108]

Em seu Tafsir (vol.13, p.115 [16]), Imam al-Razi disse: “Este versículo prova a inadmissibilidade de tratar os incrédulos de tal forma que os afaste da verdade. Se o maltrato fosse permitido por si só, Deus não o proibiria, mas teria o permitido. Ele também nos exorta a ser indulgentes ao chamar outros para Seu caminho, como expressado em Suas palavras para Musa e Harun, quando Ele ordenou que eles convidassem o Faraó para o caminho certo,

“Porém, falai-lhe afavelmente, a fim de que fique ciente ou tema.” [Ta-ha: 44]

Isto é, se o ato fosse permitido por si só, então, imagine quando o é proibido?!

Hiraba na Lei Islâmica

Matar e terrificar os outros por tais ações destrutivas é conhecido no Islam como hiraba. É considerável a propagação de prejuízos na terra e seu perpetrador merece uma pena mais severa do que a prescrita para assassinato, roubo ou adultério. Isso ocorre, pois é uma metodologia contra toda a comunidade. Allah, Todo-Poderoso, diz: “O castigo, para aqueles que lutam contra Deus e contra o Seu Mensageiro e semeiam a corrupção na terra, é que sejam mortos, ou crucificados, ou lhes seja decepada a mão e o pé opostos, ou banidos. Tal será, para eles, um aviltamento nesse mundo e, no outro, sofrerão um severo castigo.” [Al-Ma`ida: 33]

Algumas pessoas afirmam que a aliança entre muçulmanos e cristãos coptas não existe mais. Isso está errado e demonstra uma significativa falta de percepção. A cidadania é um princípio islâmico reconhecido pela lei islâmica e foi posto em prática em todas as constituições e leis dos países muçulmanos, incluindo o artigo 2 da Constituição egípcia, que declara o Islã como base da legislação.

O Islã estabeleceu firmemente o princípio da cidadania catorze séculos atrás, representado na constituição de Medina [wathiqa] redigida pelo Profeta. A constituição determinou a coexistência, cooperação e equidade em relação aos direitos e deveres entre os cidadãos de uma comunidade, independentemente da afiliação religiosa, raça, denominação ou qualquer outra consideração. Conseqüentemente, esta aliança é legal e é obrigatório cumprir suas disposições.

E Deus Todo-Poderoso sabe melhor.

______________________________________________________________________

[1] Dar Al-Kutub Al-Misriyya. Vol. 2, p. 385.

 

[2] Dar Al-Kutub Al-Missriya.

 

[3] Registrado por Abu ‘Ubaid al-Qasim Ibn Salam em Al-Amwal, p.244, publicado por Dar al-Fikr, Abu’ Umar ibn Shabbah al-Numairi em Tarikh al-Madina al-Munawara (Vol.2, P .584-586), publicado por Dar al-Fikr, ibn Zangawya em al-Amwal (vol.2, p.449), publicado pelo centro de pesquisa Faisal, ibn Sa’ad ibn al-Tabaqat al-Kubra (vol.1, p .266) publicado por Dar Sadir, al-Baihaqi em Dala’il al-Nubuwa (vol.5, p.389), publicado por Dar al-Kutub al-‘Ilmiya, imam Mohammed ibn al-Hassan al-Shaibani em seu livro al-Siyar (vol.1, p.266) publicado por al-Dar al-Mutahida para publicação

 

[4] Gravado por al-Tabari em seu livro At-Tarikh (vol.2, p.449) publicado por Dar al-Kutub al-‘Ilmiya

 

[5] Gravado por al-Tabari em seu livro At-Tarikh (vol.2, p.449), publicado por Dar al-kutub al-‘Ilmiya.

 

[6] Gravado por ibn Khaldun em seu livro At-Tarikh (vol.2, p.225) publicado por Dar Ihya ‘al-Turath al-‘Arabi.

 

[7] Extraído do livro Al-Tasamuh wa al-‘Udwaniya bayna al-Islam wa al-Gharb pelo Sheikh Salih al-Hasin (páginas 120-121).

 

[8] Foutuh al-Buldan (p.120) publicado pelo comitê al-Bayan al-‘Arabi.

[9] Foutuh al-Buldan (p.115).

[10] Futuh al-Buldan, p. 129.

[11] Futuh al-Buldan, pp. 130,146.

[12] Futuh al-Buldan, p. 172.

[13] Foutuh al-Buldan, p. 199.

[14] Dar al-Fikr.

[15] Publicado pela instituição de al-Risalah.

[16] Publicado por Dar al-Kutub al-‘Ilmiya.

 

https://eng.dar-alifta.org/foreign/ViewFatwa.aspx?ID=3520&text=jihad

Sobre a Redação

A Equipe de Redação do Iqara Islam é multidisciplinar e composta por especialistas na Religião Islâmica, profissionais da área de Marketing, Ilustração/Design, História, Administração, Tradutores Especializados (Árabe e Inglês). Acesse nosso Quem Somos.