Página Inicial » Praticando o Islam » Ensinando o Islam para nossos filhos: Allah, Seu Alcorão e Seus Anjos

Ensinando o Islam para nossos filhos: Allah, Seu Alcorão e Seus Anjos

Entenda mais sobre quem é Allah, o que é o Alcorão e quem são os Anjos de Allah.

Allah – O Único, Verdadeiro Deus

Surata al-Ikhlas

O Profeta (que a paz esteja com ele), foi questionado pelo povo ao qual foi enviado, para que descrevesse o Deus que ele estava pedindo para que adorassem. Em resposta, Allah revelou a Surata al-Ikhlas:

Dize: “Ele é Deus, o Único! Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele!” (Alcorão 112)      

Esta é uma das suratas mais curtas do Alcorão, mas é muito importante. Ela contém uma lista de atributos ou de coisas que precisam ser verdadeiras para algo ser nosso Deus, ser Allah.

Se pensarmos sobre quaisquer coisas que têm todos estes atributos, como uma montanha, a lua, o sol, uma pessoa especial ou mesmo o universo, percebermos que não há nada além de Allah que combina todos estes atributos. Não há mais nada que não tenha início nem fim, que não nasceu nem deu luz, que é único. Portanto, somente Allah é nosso Deus, logo é apenas Ele a quem adoramos       

Esta é uma surata tão especial do Alcorão que se a recitamos três vezes, recebemos tantas bênçãos quanto se tivéssemos lido todo o Alcorão.

Como Allah se diferencia de Sua criação?      

Allah não foi criado, mas Ele criou tudo. Allah sempre existiu, mesmo quando nada existia, e Ele sempre existirá. Quando Allah quer criar algo, Ele só tem que dizer ‘Seja’.

Todas as coisas necessitam de Allah, mas Allah não necessita de nada. Toda a Sua criação adora a Allah, mesmo as coisas que não achamos que são vivas, como as rochas, a água, o vento e o fogo, mas não somos capazes de escutá-los nem os entender.

Allah é Todo-Poderoso, O Irresistível; o que Ele quer ocorre e nada ocorre sem Sua permissão. Allah é o Onisciente; Ele sabe de tudo que já aconteceu, que está acontecendo, que acontecerá e poderá acontecer. Ele até sabe de nossos pensamentos e sentimentos que mantemos escondidos e que não compartilhamos com ninguém.

Allah não é contido pelo tempo; o tempo é uma de Suas criações e o tempo não O afeta. Ou seja, para Allah, não há passado, presente ou futuro. Allah é diferente de tudo de Sua criação, Ele é único. Allah não é macho nem fêmea. Ele não tem pais e Ele não tem filhos. Allah não precisa de comer, beber, dormir ou descansar.

Qual é a aparência de Allah?

Não sabemos qual é a aparência de Allah. No Alcorão e nos Hadith, Allah se descreve como Nur (luz) e fala de Si como tendo um rosto, mãos, pés, que ascende e descende, mas não podemos dizer, a partir disso, que Ele é similar a qualquer coisa da Sua criação (como coisas que produzem luz, ou a própria luz), que Ele tem um corpo ou partes de um corpo da mesma forma que Sua criação possui, ou que Ele se move de um lugar para o outro. Apenas aceitamos Suas descrições de Si mesmo sem tentar explicá-las.

Os 99 belos nomes de Allah

O Profeta (que a paz esteja com ele) nos disse que Allah possui 99 nomes. O nome mais especial, ‘Allah’, contém todos os outros nomes. Os outros nomes O descrevem, eles nos dizem como Ele é; por exemplo: O Justo, O Poderoso, O Sábio, O Criador, O Protetor.

No Bismillah, Allah nos diz Seus nomes ‘Rahman’ e ‘Rahim’: o Clemente e o Misericordioso. O Profeta (que a paz esteja com ele) nos disse que Allah nos ama mais que uma mãe ama seu bebê. Ainda que tenhamos cometido pecados o suficiente para alcançar a altura do céu ou tantos pecados quanto as ondas dos oceanos, se pedirmos perdão a Allah (cujo nomes também incluem o Indulgente, o Perdoador), Ele perdoará todos os nossos pecados.

Allah também tem nomes que podem nos assustar, como o Rebaixador, o Vingador e o Detentor. Ele será o Rei e o Juiz no Dia do Juízo e se o desagradamos por causa de nosso mau comportamento, poderemos ser punidos com o Inferno. Mas Allah nos disse que está escrito sobre Seu Trono que a Sua misericórdia supera a Sua ira. Isso nos diz que Allah ama mais perdoar Sua criação a irritar-se e puni-la, e, de fato, Ele está procurando por qualquer desculpa para nos perdoar.

É por isso que quando fazemos boas ações, as bênçãos por elas são multiplicadas de 10 a 700 vezes, ou até mais; as más ações, no entanto, só são contadas uma vez. É por isso que também existem algumas ações e momentos especiais durante o ano, no qual Allah usa uma desculpa para perdoar todos os nossos pecados, como quando fazemos o Hajj, jejuamos no dia de Arafat ou no Ramadan, ou quando oramos durante Laylat al-Qadr.

Estamos ajudando Allah ou é Allah que está nos ajudando?

Algumas pessoas pensam que as coisas que Allah nos ordenou a fazer, como a oração, a caridade, o jejum, fazer o Hajj e a Umrah, recitar o Alcorão, respeitar as pessoas e ter boas maneiras, são para fazer nossas vidas difíceis.

O que devemos perceber é que se toda a criação fizesse o que Allah nos pediu e O adorasse tanto quanto os Profetas, isso não aumentaria Allah de forma alguma. Da mesma forma, se toda a criação desobedecesse a Allah e fosse ingrata por tudo que Ele nos deu, como Satanás, isso não diminuiria Allah de forma alguma.

O que isso nos diz é que Allah nos deu o Islam como nossa religião e estilo de vida apenas para nosso benefício. Se vivermos nossa vida da forma que Allah nos ordenou, teremos uma vida em paz e Allah estará feliz conosco. Na vida após a morte, que durará para sempre, Ele nos recompensará com Seu Paraíso.

Allah quer ter uma relação conosco

Allah diz que Ele era um tesouro escondido e que queria ser conhecido, então, Ele criou tudo. Ele também nos diz que Ele nos criou para adorá-Lo e que se tentarmos nos aproximar d’Ele, Ele se aproximará ainda mais de nós. O que isso nos diz é que Allah quer ter uma relação com Sua criação, Ele quer que nos lembremos d’Ele, que O conheçamos e nos aproximemos d’Ele.

Quando oramos, estamos conversando com Allah, Ele está nos ouvindo e nos respondendo. Na oração, Allah nos diz que Ele está mais próximo de nós quando colocamos nossa testa no chão, no sujud, a prostração. O Profeta (que a paz esteja com ele), nos disse que a melhor maneira de adorar é orar como se estivéssemos vendo Allah, e se não conseguirmos fazer isso, que tenhamos a certeza de que Allah está nos observando.

Se Allah nos ama, por que coisas ruins acontecem?

Se Allah é o Todo-Poderoso e o Mais Gentil, por que coisas ruins acontecem, especialmente com pessoas boas? A resposta para isso é que este mundo não foi feito para ser o Paraíso. Allah testa algumas pessoas fazendo suas vidas difíceis, enquanto Ele testa outras pessoas fazendo suas vidas fáceis.

Independentemente de quão longa é esta vida e do quão difícil possa ser, não há nada comparável à vida após a morte, no qual viveremos para sempre. Então, pense sobre o quão gentil Allah é: se passamos uma pequena parte de nossas curtas vidas neste mundo fazendo o que Ele nos disse para fazer, sendo pacientes com tudo aquilo com que Allah nos testa, Ele nos recompensará com Seu Paraíso para sempre. E mesmo que tenhamos pecado e sido ingratos em toda a nossa vida, até o momento da morte Allah está esperando para nos perdoar. Tudo o que temos a fazer é pedir.

Conclusão

Nunca seremos capazes de entender completamente ou sequer imaginar o que Allah é. Mas se seguirmos Seus comandos, se tentarmos agradá-Lo em tudo que fazemos, se tentarmos lembrar d’Ele em todos os momentos, então nos aproximaremos d’Ele, nos tornando um de Seus amigos (Awliyah-Allah), e Ele nos permitirá a começar a conhecê-Lo.

Perguntas

  • Quem é Allah?
  • O que Seus diferentes nomes nos dizem sobre Ele?
  • Por que devemos adorá-Lo?
  • Como podemos agradar a Allah?
  • Como podemos conhecê-Lo?

Atividades

  • Escreva uma lista das maneiras pelas quais Allah se diferencia de Sua criação;
  • Tente aprender um nome diferente de Allah todos os dias;
  • Escreva o que você diria para Allah se Ele estivesse na sua frente.

O Alcorão – A Revelação Final

Diferentes Profetas tiveram diferentes Revelações, mas uma só mensagem

O Alcorão é o livro sagrado islâmico. Islam significa submissão à vontade de Allah (viver nossa vida de acordo com as instruções de Allah com o objetivo de agradá-Lo) e é a verdadeira religião de todos os Profetas, do Profeta Adão ao Profeta Muhammad (que a paz esteja com todos eles).

O propósito dos Profetas era orientar o povo e mostrá-los como seguir a religião com a qual Allah os enviou. Muitos deles foram enviados com a Revelação em tábuas de pedra, livros ou pergaminhos, como o Evangelho (Injil) do Profeta Jesus, a Torá (Tawrah) do Profeta Moisés, os Salmos (Zabur) do Profeta Davi (que a paz esteja com todos eles), dentre muitos outros que foram perdidos.

Ao último Profeta, Muhammad, foi dada a última Revelação, o Alcorão, revelado ao longo de 23 anos. A Torá, o Evangelho e os Salmos ainda estão por aí hoje em dia como o livro sagrado dos judeus e dos cristãos, mas acreditamos que esses livros foram adulterados. No entanto, Allah nos disse que Ele protegerá o Alcorão de ser adulterado da mesma maneira.

O Alcorão é o discurso de Allah

O Alcorão é o maior milagre que Allah deu ao Profeta (que a paz esteja com ele). Para entender o motivo disto, devemos entender o que o Alcorão é. Ele é as palavras de Allah, é Seu discurso com o qual Ele ensinou o Profeta (que a paz esteja com ele). Visto que é o discurso de Allah, o Alcorão não pode ser separado do que Allah é (da mesma forma que Seus outros nomes que descrevem como Ele é, como Sua gentileza ou poder. Dessa forma, o Alcorão é infinito e não é algo criado.

Considerando o quão incrível isto é, Allah nos deu algo que pode ser considerado como sendo uma parte d’Ele. Quando entendemos isso, se torna fácil de ver por que o Alcorão é a mais grandiosa forma de recordação de Allah (Zikrullah) que possuímos.

Qual é nosso dever para com o Alcorão?

Visto que Allah nos deu o milagre do Alcorão, o que devemos fazer com ele? O Alcorão deve ser a coisa mais importante de nossas vidas. Devemos recitá-lo todos os dias, mesmo que seja apenas uma página. Para cada letra do árabe que recitamos, recebemos dez bênçãos. Mas muitos de nós não entendemos o que estamos lendo, que mensagem o Alcorão está nos passando. O mais importante de tudo é que devemos agir de acordo com aquilo que lemos.

Como o Profeta (que a paz esteja com ele) recitava o Alcorão?

Quando o Profeta (que a paz esteja com ele) recitava o Alcorão, ele o fazia como se Allah estivesse falando com ele e ele estivesse respondendo a Allah. Os Amigos de Allah (Awliyah-Allah) seguem este exemplo, eles recitam o Alcorão como se estivessem tendo uma conversa com Allah.

Então, se recitam um versículo que fala sobre a glória de Allah, eles glorificam a Allah. Se recitam um versículo que fala sobre suplicar para Allah, eles suplicam a Allah. Se recitam um versículo que fala sobre pedir perdão a Allah, eles pedem perdão a Allah. Se recitam um versículo que descreve as pessoas boas, eles vão verificar para ver quais qualidades já possuem, agradecer a Allah por elas e quais qualidades ainda precisam e como tentar desenvolvê-las. Se recitam um versículo que descreve os descrentes ou os hipócritas, eles vão verificar se eles possuem algumas dessas qualidades, se sim, tentarão se livrar delas.

Conclusão

Allah nos abençoou com este milagre muito especial, Seu próprio discurso. Seu propósito é nos dizer como agradar a Allah de forma que Ele nos recompense com Seu Paraíso. Se realmente acreditamos nisso, como podemos chamar a nós mesmos de muçulmanos se não lemos, entendemos e agimos de acordo com isso?

Perguntas

  • Quais Revelações você conhece o nome e para quais Profetas elas foram enviadas?
  • Por que o Alcorão é o maior milagre dado ao Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele)?
  • Que relacionamento devemos ter com o Alcorão?

Atividades

  • Escute uma história do Alcorão todos os dias e pense sobre qual lição você pode aprender dela.

Ayat al-Kursi – O Versículo do Trono

O versículo do Kursi

Este é um versículo muito especial encontrado na Surata al-Baqarah, a surata mais extensa do Alcorão. Sua tradução é:

Deus! Não há mais divindade além d'Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d'Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo. (Alcorão 2:255)

Neste versículo Allah fala sobre Seu ‘Kursi’, e como ele inclui os Céus e a terra. ‘Kursi’ foi traduzido de diferentes formas, pode significar o ‘trono’ (apesar de este ser chamado de o Arsh de Allah), o assento, a sabedoria ou o poder de Allah. Por causa disso, às vezes é chamada de versículo do Trono.

O Eterno Vivente, o Auto-Subsistente

Como na Surata al-Ikhlas, este é um versículo especial do Alcorão no qual Allah descreve a Si mesmo para nós. Nele, Allah usa um de seus nomes mais especiais, incluindo ‘al-Hayy’ e ‘al-Qayyum’. Estes nomes descrevem Allah como o Eterno Vivente e o Auto-Subsistente, a única coisa viva que não nasceu e não morre e que não depende de nada, enquanto todo o resto depende d’Ele.

A vastidão dos Céus

Allah menciona como seu ‘Kursi’ inclui os Céus e a Terra. O Profeta (que a paz esteja com ele) nos disse que o primeiro Céu contém as montanhas e os oceanos, a Terra e o céu, nosso sistema solar inteiro e a Via Láctea dentro da qual se encontra; na verdade, ela contém todo o universo e todas as suas bilhões de galáxias e grandes espaços vazios.

Mas tudo isso, todo o primeiro Céu, é como um pequeno anel num grande deserto quando comparado com o segundo Céu. Da mesma forma, o segundo Céu é como um pequeno anel quando comparado com o terceiro Céu, e assim por diante, até que você chega ao sétimo e último Céu. Este é como um pequeno anel num grande deserto se comparado ao Kursi (o Assento), que é como um anel num deserto se comparado com o Arsh (o Trono).

Quão limitado é nosso conhecido da criação de Allah

Tudo isso serve para mostrar apenas o quão inimaginavelmente vasta é a criação de Allah, e apesar de cientistas com telescópios cada vez mais poderosos terem aprendido tanto sobre a criação de Allah, ainda sabemos muito pouco. Mas, como Allah diz neste versículo, Ele é o único que conhece tudo que aconteceu e acontecerá, o passado e o futuro. Qualquer coisa que qualquer um conheça é apenas o que Allah decidiu lhes deixar conhecer. Allah também explica como Ele não se cansa nem precisa dormir, apesar de estar sempre guardando e protegendo Sua criação, a qual Lhe pertence, e apenas a Ele pertence.

O mais grandioso versículo do Alcorão

Por causa disso tudo, não é surpreendente que o Profeta (que a paz esteja com ele) tenha dito que este é o mais grandioso versículo do Alcorão. Ele também nos disse que ele contém o mais grandioso nome de Allah. Podemos usar este versículo como proteção; se o recitamos antes de ir dormir, Satanás, não poderá se aproximar de nós durante toda a noite, e se o recitamos em casa, Satanás deixará nossa casa. O Profeta (que a paz esteja com ele) também nos disse que se recitamos o Ayat al-Kursi depois de toda oração, com certeza iremos para o Paraíso.

Conclusão

Visto que este curto ayat (versículo) é tão especial, deveríamos aprendê-lo de cór, aprender seu significado e tentar recitá-lo após toda oração e antes de irmos dormir todos os dias.

Perguntas

  • Que nomes especiais de Allah estão incluídos neste ayat?
  • Quando devemos ler este ayat e quais são os benefícios de fazê-lo?
  • O que este ayat nos diz sobre a criação de Allah?

Atividades

  • Tente desenhar os sete Céus;
  • Da próxima vez que orar, leia o Ayat al-Kursi depois de terminar a oração, enquanto tenta imaginar como o Paraíso será;
  • Antes de dormir nesta noite, leia o Ayat al-Kursi enquanto imagina estar protegido por uma armadura.

Malaikah – Os Anjos

O sistema de Allah

Enquanto muçulmanos, parte de nossa fé é a crença nos Anjos (Malaikah). Allah criou os Anjos para cumprirem Suas ordens, mesmo Ele sendo Todo-Poderoso e podendo fazer tudo por Si mesmo. No entanto, este é o sistema que Ele criou em Sua sabedoria. Eles vivem nos Céus e na Terra, onde quer que sejam necessários para fazer seu trabalho.

Os primeiros Anjos foram criados muito antes dos humanos e eles não envelhecem nem adoecem. Allah cria mais Anjos a todo momento. Anjos são feitos de luz, não são machos nem fêmeas e não precisam de comer nem de beber. Eles não se casam e não têm filhos.

Qual é a aparência dos Anjos?

Poucas pessoas já viram como os Anjos realmente são, mas eles podem mudar sua aparência a depender do que estão fazendo. No Alcorão, Allah descreve como eles tomaram a forma de belos homens quando visitaram o Profeta Abraão e o Profeta Ló (que a paz esteja com eles). O Profeta Muhammad nos contou que às vezes, quando o Arcanjo Gabriel (que a paz esteja com eles) o visitava, ele vinha na forma de um dos seus companheiros mais belos, Dihya ibn Kalbi (que Allah esteja satisfeito consigo).

Sua aparência também depende da pessoa que estão visitando. Por exemplo, o Anjo da Morte, Sayyidina Azrael (que a paz esteja com ele), tem uma aparência aterrorizante e cheia de fúria quando ele vai tomar a vida de um não-muçulmano, mas uma aparência bonita e sorridente quando vai tomar a vida de um muçulmano.

Quão rápido os Anjos podem voar?

Os Anjos têm asas, alguns têm duas, alguns têm quatro, até seiscentas e até talvez até mais. O Profeta (que a paz esteja com ele), nos contou que quando Allah dá uma ordem, os Anjos nos Céus batem suas asas e o som da batida é como a de uma corrente batendo em pedras.

Com estas asas, os Anjos podem voar, e eles são mais velozes do que podemos imaginar. Quando o Profeta Abraão deitou seu filho, o Profeta Ismael (que a paz esteja com ambos), e estava prestes a sacrificá-lo, Allah ordenou que o Arcanjo Gabriel (que a paz esteja com ele) trocasse-o por um carneiro do Paraíso. Então, Gabriel teve de voar de seu no Sidrat al-Muntaha até o Paraíso, e então voar através dos Sete Céus até onde o sacrifício estava ocorrendo, tudo isso antes da faca cortar o pescoço do Profeta Ismael.

Qual é o tamanho dos Anjos?

Os anjos têm diferentes tamanhos e também podem mudar seu tamanho a depender da aparência que tomam. Quando o Arcanjo Gabriel foi até o Profeta Muhammad (que a paz esteja com eles) em sua verdadeira forma, ele possuía 600 asas e ocupava todo o céu. Os Anjos que carregam o Arsh (o Trono de Allah) são tão grandes que do lóbulo de suas orelhas até seus ombros há uma distância que você levaria 700 anos para percorrer.

Quantos Anjos existem?

Há tantos Anjos que não podemos nem começar a imaginar seus números. Toda pessoa, do tempo do Profeta Adão (que a paz esteja com ele) até o Dia do Juízo, tem dois Anjos que escrevem tudo que eles fazem. Também existem Anjos cujo trabalho é proteger todas as pessoas daquilo que Allah não escreveu no destino delas, dessa forma, eles morrerão apenas quando chegar sua hora e não antes dela.

A Caaba dos Anjos é visitada por setenta mil Anjos todas as manhãs e todas as noites, e nenhum Anjo terá a chance de visitá-lo duas vezes até o Dia do Juízo porque sua vez não virá novamente. Os Sete Céus, cada um dos quais são inimaginavelmente grandes, também estão completamente repletas de Anjos.

O que os Anjos passam todo o seu tempo fazendo?

Os Anjos não ficam entediados ou cansados de fazer aquilo para o que Allah lhes criou, e eles não têm o livre-arbítrio que Allah deu para nós, humanos. Assim, eles não são capazes de desobedecer a Allah.

O Profeta (que a paz esteja com ele) nos disse que Allah têm Anjos que choram e tremem de medo d’Ele. Há tantos deles que as lágrimas que caem de seus olhos caem em outros Anjos que adoram a Allah. Há Anjos em prostração, se curvando e de pé, em fileiras, desde que Allah criou os Céus e a Terra, e eles não se moveram nem se moverão até o Dia do Juízo. Nesse dia, Allah aparecerá na frente d’Eles, eles olharão para Ele e, apesar de terem passado todo momento desde que foram criados, uma eternidade, em Sua adoração, eles dirão: “Glorificado sejas! Não adoramos a Ti como mereces ser adorado!”

Recebemos alguns exemplos do Zikrullah que os Anjos fazem. Num hadith, nos foi contado que eles fazem o Tasbih: “SubhanAllah wa bihamdihi” (Glorificado seja Allah, cujo todo louvor Lhe é devido). E, no Alcorão, Allah diz que Ele e Seus Anjos enviam paz e bênçãos para o Profeta (que a paz esteja com ele). Eles também fazem peregrinação para sua Caaba no Sétimo Céu.

Anjos especiais para tarefas especiais

Sabemos do nome e dos trabalhos de alguns dos Anjos. Os quatro Anjos mais famosos e importantes são Gabriel (Jibril), Miguel (Mikhail), Israfel (Israfil) e Azrael (Izrail) (que Allah esteja satisfeito com todos eles).

Sayyidina Gabriel (que a paz esteja com ele) é o líder dos Anjos, a ele foi dado o mais importante trabalho – o de levar a Revelação de Allah para Seus Profetas. Ele também ajuda os Profetas durante sua vida de acordo com as ordens de Allah, como quando o Profeta José foi jogado no poço e ele impediu que se machucasse. Quando o Profeta Ismael estava prestes a ser sacrificado por seu pai (que a paz esteja sobre ambos), Gabriel trocou-o com um cordeiro do Paraíso. Ele estava lá quando o Profeta Moisés (que a paz esteja sobre ele) dividiu o Mar Vermelho em dois e quando os israelitas estavam sendo perseguidos pelo Faraó e seu exército. Durante a vida do Profeta Muhammad, Gabriel abriu seu peito e lavou seu coração com a água de Zamzam, ele levou o Profeta na milagrosa Viagem Noturna (a Isra wal Miraj), e ele liderou um exército de Anjos para ajudar os muçulmanos na batalha de Badr.

Sayyidina Miguel (que a paz esteja com ele) está sob comando do tempo, do sol, das nuvens e da chuva, do vento e da neve, e de tudo que nasce sobre a Terra. Então, da mesma forma que Gabriel é responsável por trazer aquilo que dá vida para nossas almas, Miguel é responsável por aquilo que dá vida para nossos corpos (que Allah esteja satisfeito com ambos). Ambos também eram conselheiros espirituais do Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele).

Israfel (que a paz esteja com ele) recebeu um trabalho muito importante por Allah, ele é aquele que soprará o al-Sur (a corneta, como uma trombeta) quando chegar a hora do Dia do Juízo. O Profeta (que a paz esteja com ele) nos disse que desde que Israfel recebeu este trabalho, ele está encarando o Arsh, escutando atentamente, que prendeu a respiração e que seus lábios estão na corneta prontos para soprá-la, como se estivesse preocupado que a ordem virá antes de piscar, com seus olhos fixo como duas estrelas brilhantes. Quando ele soprar a corneta, todo ser vivo morrerá, incluindo o Anjo da Morte, e então, Allah perguntará três vezes, ‘Quem é o Rei hoje?’, respondendo a Si mesmo – ‘É Allah – o Único, o Irresistível!’ Israfel será ressuscitado e soprará a corneta uma segunda vez, trazendo tudo de volta à vida para o Dia do Juízo.

Azrael (que a paz esteja com ele) é o Anjo da Morte. Ele e seus ajudantes são responsáveis por tomar a vida de todas as pessoas quando elas morrem.

Dentre os outros Anjos estão aqueles que carregam o Arsh (o Trono) de Allah. Malik é o líder dos Anjos encarregados pelo Inferno e Ridwan é o líder dos Anjos encarregados pelo Paraíso. Munkar e Nakir são os dois Anjos que questionarão a todos que morrerem as três perguntas da sepultura. Os Kiraman Katibin (os Respeitáveis Escribas) são os dois Anjos que se sentam nos ombros de todas as pessoas, que escrevem tudo que fazemos do momento em que nascemos até a nossa morte.

Há Anjos que oram pelos crentes que fazem boas ações. Os Anjos também oram por perdão para aqueles que se arrependem perante Allah, e há Anjos que procuram por lugares onde as pessoas se reúnem para se recordar de Allah, e os cercam com suas asas até o Primeiro Céu.

Conclusão

O que tudo isso nos diz é que a criação de Allah é tão vasta que sequer podemos começar a imaginá-la. O que podemos ver, o que sabemos não é senão uma pequena fração de tudo que há. Todo o mundo dos Anjos é ocultado de nós, mas temos de acreditar nele para sermos muçulmanos. Apesar de não podermos vê-los, os Anjos estão ao nosso redor, especialmente ao redor daquelas pessoas que passam seu tempo fazendo boas ações e se recordando de Allah.

Perguntas

  • Com o que os Anjos se parecem?
  • Há Anjos perto de você?
  • Quais são os nomes de alguns dos Anjos mais conhecidos?
  • Quais trabalhos Allah lhes deu?

Atividades

  • Desenhe como você imagina que seja a aparência real de um Anjo;
  • Quando você orar e dizer Salam no final, imagine que você está dizendo Salam para os Anjos que estão sentados nos seus ombros e que escrevem todas as suas ações;
  • Da próxima vez que chover, pense em como isso é, na verdade, o Anjo Miguel fazendo a misericórdia de Allah cair sobre nós;
  • Prepare as respostas que você dará para Munkar e Nakir na sepultura.

Esta postagem se baseia conteúdo e nos objetivos do livro Teach Your Child Islam, Iman and Ihsan escrito por Dr. Abdul Qader Ismail que visa servir de recurso para pais, mães, pessoas que tenham interesse em ensinar (e até aprender) os fundamentos e aspectos básicos do Islam de uma maneira simplificada e objetiva para seus filhos, sobrinhos, netos ou até mesmo para recém-convertidos e não-muçulmanos. Para ver as outras postagens, acesse o link principal.

Sobre a Redação

A Equipe de Redação do Iqara Islam é multidisciplinar e composta por especialistas na Religião Islâmica, profissionais da área de Marketing, Ilustração/Design, História, Administração, Tradutores Especializados (Árabe e Inglês). Acesse nosso Quem Somos.